Figueiredo

FIGUEIREDO ADVOGADOS
nA MÍDIA - innovacon

Vale a pena contratar PJ?

Em 2021, o site do Governo Federal anunciou que o Brasil gerou 2.730.597 empregos  de carteira assinada, resultando no maior índice de geração de emprego em um único ano, segundo o ministro do Trabalho e Previdência.

Com a chegada da pandemia COVID-19, muitas empresas enfrentaram o difícil período de isolamento social com a fechada de suas portas. Áreas inteiras foram demitidas, operações foram encerradas, fazendo com que o ano de 2020 chegasse à taxa média anual de 13,5% de desemprego, a maior desde 2012.

Com isso, o número de brasileiros buscando uma maneira alternativa de trabalho aumentou. Uma pesquisa do IBGE realizada em 2021 apontou que 25,4 milhões de brasileiros atuam de maneira autônoma, um aumento de 18,1% em contraste anual. 

Essa mudança também fez com que pessoas físicas desempregadas passassem a aceitar diferentes tipos de contratos. Pouco antes do início da crise de saúde, dados da Revelo indicam que apenas 7% dos profissionais tinham interesse na modalidade de trabalho como pessoa jurídica, ou seja, PJ. 

A escolha principal era ter a carteira assinada dentro do Regime CLT. Porém, com o aumento do desemprego, os dados mostram que ainda em 2020, o ano fechou com um aumento de 40% na busca pelo regime PJ.

Confira o restante da matéria em: https://blog.grupoinnovacon.com.br/vale-a-pena-contratar-pj/

PEJOTIZAÇÃO

Dúvidas? Podemos te ajudar

Fale com nossos especialistas