FIGUEIREDO ADVOGADOS
nA MÍDIA - O carioba
Colaboradores Que Exercem A Mesma Função Devem Receber Salários Iguais
Advogado Trabalhista Explica Que A Reforma Trabalhista De 2017 Reduziu As Ações Na Justiça Do Trabalho, Mas Empresas Ainda Devem Ficar Atentas
A equiparação salarial é o direito que nasce quando dois trabalhadores que executam as mesmas atividades com a mesma perfeição técnica recebem salários diferentes. Pelo princípio da igualdade, os empregados que exercem a mesma atividade devem receber o mesmo salário, porém, cumprindo alguns requisitos.
Segundo o advogado trabalhista Jonas Figueiredo de Oliveira, sócio do escritório Figueiredo Sociedade de Advogados, a Lei 13.467/17, conhecida como reforma trabalhista, trouxe importantes alterações quanto a equiparação salarial (ver quadro).
Entretanto, Figueiredo esclarece que se o empregado preenchesse os requisitos da equiparação salarial antes de novembro de 2017 a regra que vale é a anterior, ou seja, a determinada no art. 461 da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho. Por outro lado, caso o início do fato gerador seja posterior a 2017, se considera a regra nova.
Por exemplo, se um bancário entende que, desde 2016, tem a mesma função, perfeição técnica e produtividade que seu colega, porém atuam em agências diferentes, é possível pleitear a equiparação salarial. Entretanto, se a mesma situação iniciou apenas em dezembro de 2017, não caberia a solicitação.
Confira o restante da matéria em: https://www.ocarioba.com.br/2021/04/28/colaboradores-que-exercem-a-mesma-funcao-devem-receber-salarios-iguais/